domingo, 4 de maio de 2008

O que sera


Serpenteando cidade afora com os trens, olhando os velhos muros da estacao central, o pensamento faz voltas e mais voltas. As preocupacoes, os fatos, as descobertas, as historias que estao sendo vividas pra depois serem contadas, me enchem a cabeca. Colabore com seu biografo, diria L.F. Verissimo, se nao me engano. E a vozinha anuncia nos falantes a proxima estacao.


.


As vezes, me dou conta da riqueza da vida que tenho levado. Nao a riqueza material (ate porque esta por sinal anda meio modesta), mas uma riqueza maior. A riqueza presente nas nuances da estrada. Quando a grande e impressionante paisagem tem seu brilho derrotado pelo dia-a-dia, o que fica e o pequeno capim que brota na falha da calcada, o menino aborigene sentado no meio fio - olhos em lugar nenhum, o sussurro dos namorados rindo de coisa nenhuma, o vento forte que sopra nos tuneis, anunciando antes dos falantes a chegada do trem.


.


As milicias de gaivotas guerreiam em bandos pelas migalhas dos cafes requintados debaixo da Harbour Bridge, enquanto um grupo e coreanos desembarca de uma das balsas turisticas, cameras em punho, registrando absolutamente tudo. Um bando de criancas barulhentas corre em torno de um casal, em torno da hora do almoco. A mensagem nao precisa de traducao. Viro a cabeca, do outro lado da rua salta aos olhos o "m" amarelo, causador da balburdia.


.


O senhor, sentado do meu lado NESTE EXATO MOMENTO, encarando a minha tela ha mais de 5 minutos, provavelmente se perguntando "que diabo de lingua e esta?". Bigode exageradamente grande, blusa de la velha, calca e sapato surrados, vira a cabeca no momento em que eu me viro pra encara-lo. Perco a coragem de puxar assunto. Suas maos calejadas e falta de habilidade com o mouse quase me encorajam, mas enquanto escrevo, e me concentro em tentar descrever a cena, ele levanta e vai embora. Mentira. Eu e que nao tive coragem de puxar assunto. Ele continua ali.


.


Em termos de estar dum lado ou de outro do mundo, acaba de me ocorrer um pensamento. Uma esfera nao tem lados. Tem apenas uma grande face.


.


.


Viva O Som!


.


"Ele e antes de todas as coisas, e Nele tudo subsiste."

9 comentários:

  1. Não se engane! Uma esfera sempre tem dois lados! O de fora e o de dentro e o dentro pode estar cheio ou vazio...
    Cara, te amo!
    Grande abraço!
    Cleber

    ResponderExcluir
  2. oi martineeee.... que saudades.

    Que massa o teu emprego, graças a Deus. Eu já tava ficando preocupada com as tuas refeições, vê se come direito. Deve ter uma comidas arregadas lá no hotel pra vc dar um belisco, né?
    Quando vc começa?

    Bjos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ô, meu nego!! De fato esferas não têm lado!! Mesmo que tivessem, isso não seria suficiente para nos separar, porque sempre estaremos lado a lado. SEMPRE. Quem sabe se você esticar bem esse seu braço com esses dedos de cenoura não dá prá me dar um abraço daqueles??!!

    Te amo, Grandão.
    Iza.

    ResponderExcluir
  4. Tenho amigos postando [e outros que postaram] de além mar. É instigante mas os meus olhos – vidrados em palabras e letras – lêem uma grande dose de saudade na falta de acentuação própria.

    Realmente não há som de 'ão' como o nosso. Nunca haverá.

    ---------------------------

    Martini. Entorpecente Martini: traz toda essa perplexidade pra cá de volta.
    Que a perplexidade é necessária a qualquer desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  5. Passei por aqui de novo!
    Beijo na testa - daqueles bem babados!

    ResponderExcluir
  6. Passando pra deixar um beijo e um abraço!
    fica com Deus, querido!

    ResponderExcluir
  7. sorry por não estar escrevendo. Minha monografia é pro dia 20 e só escrevi três páginas até agora. Falando nisso, posso te mandar uma pesquisa pra vc responder pra mim? Tá com tempo? É bem rapidinho... Bjos, amamos vc.

    ResponderExcluir
  8. To live life in every breath, in every cup of tea, in each moment...

    Beijo grande Dani
    Saudades

    ResponderExcluir